quarta-feira, 14 de março de 2012

Este meu dia nem merece referência, foi péssimo.
Começou bem e acabou muito mal.
Não consegui. Saí do trabalho e só me apetecia comer.
Apeteceu-me uma queijada. Não comi.
1 chocolate. Não comi.
Um gelado. Nada.
Ir a uma padaria perto meu trabalho e comer um pãozinho quentinho. Não fui.

Vim para casa, deitei tudo a perder.
Comi, sem fome. E comi demasiado. Tanto que até me sinto mal.
Não consigo.
Não está a funcionar. Não controlo a minha ansiedade nem os meus impulsos por comida.
E isso está a deixar-me cada vez pior.
Tomo aquilo que a nutricionista indicou, uns suplementos naturais, e nada.
O que vai ser de mim?! Como vou dar a volta a isto?!

Nunca falei deste meu problema com ninguém, eu própria no início nunca dei importância mas tenho que dar. Acho que a própria nutricionista não percebeu ainda a intensidade da questão...
Não controlo e não posso desvalorizar. Não posso ignorar o facto de não conseguir dar a volta a isto sozinha.
Sei que se não viesse já para casa, provavelmente não teria acontecido. Ou se tivesse ido ao ginásio... Mas não é isso que eu quero, não quero fugir.

Não sei o que fazer...

A nutricionista aconselha-me a fazer um esforço, a ser forte, a dar a volta. Não me aconselha a recorrer a químicos. Eu sei que ela tem razão, mas não estou a conseguir. Cada vez é mais frequente e sinto-me frágil. Isto deixa-me frágil.
Há dias que me sinto tão infeliz. E infeliz porquê?
Não sei.
A única razão que encontro é o facto de não me sentir realizada a nível profissional. É verdade. O meu trabalho é monótono. Não devia  ter seguido esta área. Talvez senão seguisse estaria desempregada... e hoje em dia ter trabalho é luxo, por isso mais vale não reclamar...
É um turbilhão de coisas.
Chego a não sentir-me bem na minha própria casa. Casa que é um projecto meu, e muito recente. Algo que quisemos muito os dois. Tratamos de tudo à nossa maneira, à nossa imagem. E agora, tenho dias que não gosto de cá estar.
Há dias que deito-me e nem na minha cama me sinto bem. Não consigo adormecer. Sinto-me irrequieta. Instável. Assustada. Angustiada.
Meu Deus o que é isto?!
O que fazer...?

11 comentários:

  1. Olá Lu.

    Isso é ansiedade, e parece-me que chegou a altura de pedires ajuda. Imagino que não seja fácil, até porque há muito o estigma em volta da palavra 'psiquiatra', mas acho que poderias beneficiar de ir a uma consulta e ver se necessitas de ser medicada ou se podes fazer alguma espécie de psicoterapia com um psicólogo.

    Eu sei que isto é muito difícil de assimilar, mas ninguém perde o valor por ter ajuda durante a sua luta. Não precisas de lutar sozinha, não precisas de remar contra a maré sozinha.

    Se sentes que a situação escapou do teu controlo pede ajuda. É o melhor conselho que te posso dar.

    Às vezes 'fazer um esforço', 'ser forte' e 'lutar' (como te disse a nutricionista) implica ter a coragem de admitir que precisas de apoio para conseguir. Novamente, e porque nunca é demais dizer isto, ninguém tem mais valor ou é mais forte por lutar sozinho ;)

    Um beijinho grande,

    ResponderEliminar
  2. Lu, eu gostava de te poder ajudar... mas não sei como.

    só te posso dar a minha opinião, que é: eu acho que esses momentos em que perdes o controlo de tudo se devem ao facto de seres muito exigente ctg própria e muito ansiosa em relação ao peso e à alimentação. Não faz mal demorares mais tempo a chegar ao peso q queres, desde que faças até lá um caminho feliz e saudável!
    Não tem mal ires comer uma queijada ou um pão de vez em quando, pq que te tens que controlar para não ir? não é isso que te vai fazer engordar...

    se achas q tens um problema mais grave, então consulta um médico mais indicado. Se achas q é a única solução, ou se precisas de tentar algo.

    Agora uma coisa é certa: não te acomodes! muda por ti, pq tu mereces mais tranquilidade!

    beijinhos, e para o q precisares, estou aqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida. :)
      Eu sei que tens razão. É verdade, talvez esteja a ser demasiado exigente comigo própria e obviamente que isso causa muita ansiedade.
      E é verdade que não posso me acomodar, quanto mais tarde melhor.
      Tenho que mudar por mim, pela minha felicidade e por aqueles que amo.
      Obrigada pelas palavras de apoio e de coragem. :)

      Eliminar
  3. calma !!!!!! fogo n penses tudo negro ! tem calma, respira fundo ! tu és capaz ! és sim ! só precisas de apoio ! tb me acontece essas "crises" mas ja as sei controlar melhor ou enganar me c coisas mais saudáveis! quando estas prestes a fazer isso tentar falar com alguém ! olha se quiseres dou t o meu mail, n te conheço pode desabafar a vontade !

    agora pensa, compensa-te amanhã, e faz isto por ti linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A obrigada Diana. :)
      A minha "sorte" é que tenho em casa coisas saudáveis e a desgraça acabou por não ser tão grande.
      E sim, eu vou conseguir. ;)

      Bjinhos

      Eliminar
  4. Se calhar depois comeste tanto porque durante a tarde não te permitiste nenhuma dessas coisas? Às vezes mais vale comer, uma vez, e pronto, tiraste a barriga de misérias, do que ficar a pensar, chegar a casa esfomeada e acabar por devorar tudo o que aparece à frente. Por vezes acontece-me isso. Costumas ficar muitas horas sem comer? Leva qualquer coisinha para dares umas trincas, quando te dão essas vontades "menos saudáveis" (Que, com moderação, não estragam a dieta)
    E agora tudo o resto vem por arrasto. Sentes-te mal em relação a uma coisa e depois sentes-te mal com tudo. São fases, amanhã já acordas melhor, vais ver.

    Beijinhos e força nisso! **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, acho que tens razão.
      O facto de me provai de várias coisas que me apetecem depois tem este efeito.
      Eu já disse para mim mesma que não vou ser tão exigente e restritiva mas depois acabo por não conseguir cumprir.
      Mas vou conseguir. Ontem já passou.
      Não, não fico mtas horas sem comer. Como cada 2h30/3h. Mas há dias que a fome psicológica não me larga. Ontem foi um dia desses. A TPM tb não ajuda.
      Hoje já acordei melhor.
      :)

      Bjinhos e boas corridas

      Eliminar
  5. ola =)

    ai ai isso acontece me tantas vezes..é um acto estúpido eu sei...pomos em causa todo o nosso esforço..mas tu és forte Lu..

    força ai..virão dias melhores =)

    estarei aqui!

    beijoo

    ResponderEliminar
  6. Há dias em que um vazio se apodera de mim e não sei porquê. Esse vazio gera ansiedade e essa ansiedade gera o pensamento de que o comer pode resolver a questão. Eu tenho compulsões (tudo coisas saudáveis - normalmente fruta, fruto secos se tiver, pão integral...), mas não deixa de ser compulsão.
    Felizmente, também há dias que correm tão bem que parece impossível eu passar por essas crises. À medida que me vou conhecendo melhor, vou dominando a rebeldia do meu cérebro - porque não é fome, é mesmo vontade de comer.
    Consultar um profissional (psiquiatra ou psicólogo) não é vergonha nenhuma mas é um passo que custa dar, mas eles existem para nos ajudar.
    Espero que ultrapasses estes dias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo assim, é um vazio, enorme, sem explicação e que não consigo ultrapassar.
      Parece que a úncia coisa que mw faz sentir melhor é a comida... Óbvio que é errado, porque logo depois volta o vazio e frustração.
      A estratégia é não ter porcarias á mão para a desgraça não ser tão grande.
      Eu, assim como tu, quero aprender a conhecer melhor a origem deste problema para assim conseguir combatê-lo.

      Obrigada pelo apoio Luciana. :)

      Eliminar