sábado, 21 de abril de 2012


Comecei a ler este livro. Estou a gostar. Mas confesso que não consigo acreditar em tudo que leio, porque acho que este tipo de livro não é mais que uma estratégia de mercado e de marketing. Alguém que sabe o quanto a sua imagem e nome tem impacto no mercado e utiliza-a em seu favor. Não acredito que o faço apenas para ajudar os leitores.
Se há coisas que fazem sentido?  Há sim.
Se me deixou a pensar? Também deixou. 
Mas acho que as evidências deviam estar melhor documentadas e provadas cientificamente.

Por esta razão resolvi que devo consultar o Endocrinologista, e já marquei consulta.
E explico-vos porquê. Porque há uns anos atrás tive um problema hormonal, estrógeno baixo o que se assemelhou a uma menopausa. Depois vieram os ovários poliquisticos. E a verdade é que, apesar de ser seguida regularmente pelo meu ginecolista, não me sinto deveras esclarecida e por essa razão também sobram as dúvidas se estarei realmente a ser bem seguida.
Ou seja, na altura, depois de uma perda de peso acentuada, e por ter parado de tomar a pílula (esqueci-me de retomar depois da paragem) tive largos menos sem ter o período. Fui ao ginecolista, fiz tratamento com estrógeneos e não resultava. Quando me diagnosticou o ovários poliquisticos, prescreveu-me a pílula novamente e apartir daí comecei a ter o período novamente. Um ano depois.
Não devia dizer isto, mas a verdade é que muitas vezes questiono-me se terei seguido o caminho certo, e se o mais adequado não teria sido consultar um endocrinologista. Na altura não pensei nisso. Mas agora penso. A verdade é que ainda posso continuar a sofrer de uma alteração hormonal. A verdade é que depois disso nunca mais consegui manter o meu peso e ter uma alimentação equilibrada.
O meu peso não desce e parece que engordo cada vez maior facilidade.
Estou farta de fazer dietas atrás dietas.
Ando demasiado cansada. Durmo mal. Há períodos que sinto-me à beira de uma depressão. O meu humor tem altos e baixos.
E o facto de ler este livro deixou-me sensibilizada para o facto de não ter o meu problema hormonal resolvido e de estar a precisar de ajuda de um especialista na área certa.
Tenho que assumir que não consigo fazer dieta, que preciso antes de preocupar-me com o meu bem estar e em ter uma vida saudável. E é isto mesmo que está a falhar. A vida saudável, a alimentação saudável.
Eu sei que isto depende de mim, e que o especialista não me vai dar essa vida saudável se eu não fizer nada por isso. Mas quero conhecer o meu sistema endócrino, saber se está alterado e estudar o meu metabolismo.
Ainda antes de ir ao Endócrinologista vou ao Ginecologista e devo ficar a saber como estão os meus ovários.

Não se se estarei a empurrar para o meu sistema endócrino aquilo que depende mesmo de mim. Pode ser. Mas quero saber... quero ver se há outra explicação para esta instabilidade que sinto.

A verdade é que este livro levou-me a pensar nisto novamente e talvez foi o empurrão que faltava para eu dar este paço.
Não sei se estou a fazer bem, se estou a dar um passo certo, ou se estou a exagerar... mas é isto.

7 comentários:

  1. Acho que não é exagero tentar entender o nosso organismo...e se estiver tudo bem podes avançar sem problemas e com a convicção que tens tudo para triunfar. bjts e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Fazes bem em marcar a consulta. Pode ser que ajude a esclarecer as tuas questões e que consigas encontrar um caminho para a tua estabilidade.
    Garanto que o meu dia só tem mesmo 24horas e 11 delas são passadas no trabalho e deslocações, mas felizmente tenho trabalho :)
    Beijos e bom f-d-s...

    ResponderEliminar
  3. Olá Lu :)

    Eu não acho que estejas a exagerar, e acho que estás a dar o passo certo. Espero que a consulta no Endocrinologista te elucide melhor sobre o teu problema, que pode efectivamente estar relacionado com o facto de teres ovários poliquísticos :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Lu!

    Olha, não sei se estás a exagerar ou não, mas se estás realmente a sentir-te estranha e com todos esses sintomas, será sim melhor procurares ajuda médica.

    No entanto, nunca te esqueças do que tu própria escreveste:

    "Tenho que assumir que não consigo fazer dieta, que preciso antes de preocupar-me com o meu bem estar e em ter uma vida saudável. E é isto mesmo que está a falhar. A vida saudável, a alimentação saudável.
    Eu sei que isto depende de mim, e que o especialista não me vai dar essa vida saudável se eu não fizer nada por isso."

    Às vezes pomos a culpa em tudo para não emagrecer e o q é importante tb aqui é reconhecermos quando o erro é nosso!

    Eu sei q não é isso q queres fazer, mas não cais no erro de o fazer... ok?

    Disseste logo que tinhas cada vez mais dificuldade em emagrecer, mas dps dizes q tens dificuldade em seguir uma vida saudável... parece-me q essa é a causa principal para não perderes peso!

    Não fiques chateada, ok?

    Mas é q eu sei q tu és capaz, só precisas de te focar naquilo que realmente queres e fazer o que tu bem sabes q podes fzr (na semana passada não perdeste 3 quilos?)..........

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Lu!
    ainda bem q não levaste a mal...

    ultimamente tenho falado mais sobre os meus lanches pq sinto q as pessoas ficam a pensar que eu só faço três refeições e não é nada disso...

    se calhar é mais fácil dar-te os links para não ires procurar...

    aqui está tudo explicado:

    As minhas refeições:
    http://pizzacomfiambreequeijo.blogspot.pt/2012/04/as-minhas-refeicoes.html

    e sempre que costumo falar de snacks ponho uma etiqueta: http://pizzacomfiambreequeijo.blogspot.pt/search/label/Snacks


    Qualquer dúvida fica a vontade! :)

    Acho que já me tinhas perguntado uma vez quanto pesava e media, respondi a isso na 6f no blog, caso não tenhas visto:
    http://pizzacomfiambreequeijo.blogspot.pt/2012/04/o-meu-peso.html

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Se te faz sentir melhor acho que deves consultar o médico, ajuda ouvir um especialista, faz nos sentir melhor. E ter uma alimentação saudável é o mais importante. Eu ando a trabalhar nisso, mas te sido bastante difícil:)

    ResponderEliminar
  7. Não sou especialista nenhuma, mas acho que, se tens dúvidas, não há mal nenhum em consultares um Endocrinologista, pelo contrário. Temos de conhecer o nosso corpo e saber se as suas reacções são normais.

    Já tinha lido outra crítica sobre esse livro noutro blogue e fiquei curiosa. Tenho de dar uma vista de olhos quando passar numa livraria.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar