terça-feira, 22 de maio de 2012

Hoje comi uma mixórdia ao almoço que me soube mesmo bem.
Comi favas. Uma espécie de favas guisadas. Refoguei um pouco de cebola com um pouco de azeite e água, juntei alho, salsa, pimentos e polpa de tomate. Adicionei as favas e cenoura. Deixei cozinhar e quando as favas estavam quase cozidas juntei umas salsichas de peru.
Juro que quando olhei para aquilo não achei que tivesse muito bom aspecto. Afinal até estava muito bom. Gostei da experiência e irei repetir com certeza. Até porque estamos no tempo das favas e a minha mãe este fim de semana arranjou um saco delas. (Que eu já dividi com a minha sogra, porque não conseguia comer aquilo tudo sozinha)
Confesso que quando olhei para aquela mixórdia não achei que tivesse muito bom aspecto, hoje (fiz ontem para trazer hoje para o meu almoço) ao almoço deliciei-me. Estava uma refeição leve, sem gordura, saborosa e saudável.
Comi com brócolos cozidos.

Ontem fui correr, fiz o mesmo percurso do outro dia mas num tempo superior. Custou-me muito mais que na sexta-feira. Talvez seja pelo facto de ter o nariz congestionado e estar com imensa dificuldade a respirar e controlar a respiração. O meu medidor de frequência cardíaca atingiu níveis muito altos, muito acima dos 90%, onde é suposto nunca se chegar mas eu atinjo com alguma facilidade. Ainda não percebi se é o medidor que está avariado ou se sou mesmo eu que atinjo estes níveis... Em todo o caso, já fui ao cardiologista e ele disse-me que não devia nunca ultrapassar 150bmp (o equivalente a 80%) porque isso é muito prejudicial. Na altura fiz todos os exames e os resultados foram "um coração perfeito".
Agora não percebo porque o meu medidor apresenta estes valores, há quem diga que aquela afirmação não pode ser assim tão linear... Não sei.
Sei que continuo atingir níveis altos de frequência cardíaca e que se estiver abaixo dos 80% tenho a sensação que o não estou a treinar... ontem, por tudo o que já referi, num momento olhei para o meu monitor e vi um 98%. Estava muito ofegante, estava. Mas continuo a achar que o monitor está avariado... (mas dizem q não está. E eu já  usei um de outra marca e os valores que atinjo são igualmente altos)

Depois de tudo isto, tive imensa dificuldade em adormecer. Estava com palpitações, o meu batimento cardíaco estava alto e não conseguia adormecer. Poderia ter sido da L-Carnitina, pois o sintoma era exactamente igual mas não, ontem não tomei. Seria do chá verde que tomei de manhã?! Do descafeinado que tomei de tarde?!
Não sei, mas preocupa-me.

7 comentários:

  1. Tens que ver isso da frequência cardíaca, não é normal aumentar assim:)

    ResponderEliminar
  2. Definitivamente, não sou fã de favas!

    Se atinges os 90% do teu bpm máximo é sinal que te estás a esforçar muito. Eu às vezes também atingo isso, nos treinos de velocidade.
    E, se corres, ou fazes outro exercício de cárdio intenso, é normal, e até frequente (embora isso varie de pessoa para pessoa) passar os 150bpm... Desde que tenhas uma recuperação rápida (baixar 30 bpm após 1min de descanso) em princípio está tudo bem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá! É melhor teres algumas precauções e evitar tudo o que te possa fazer subir os batimentos cardiacos para ver se começas a estabilizar. Apesar de já teres feito os exames anteriormente, é melhor não facilitar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. uhmmm não percebo muito de frequências cardíacas... mas sei que no meu caso, mesmo não as medindo, subo consideravelmente os batimentos... será que não está relacionado com uma questão de treino? Sei que se estiver mais pesada ou fora de forma, custa-me muito mais... vai vigiando, lendo sobre o assunto e se precisares, consulta novamente um médico... que esteja, se calhar, mais relacionado com medicina desportiva.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que não gosto de favas, mas há anos que não as como, talvez deva voltar a experimentar :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Não percebo muito de bpm mas como estavas com palpitações, experimenta para a próxima reduzir um pouco a velocidade quando vires que os níveis estão a subir muito, e logo vês se à noite te sentes melhor!
    Adoro favas, e o teu prato deve ter ficado óptimo :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Olá querida...não entendo muito, mas de facto não me parece muito normal. Tenta não ingerir bebidas com cafeína para ver se notas diferenças...mas o importante é cuidares de ti. Bjts

    ResponderEliminar